INGREDIENTES:
2 kg de farinha de trigo peneirada
3 ovos
3 ½ xícaras (chá) de água morna
60 g de fermento biológico fresco
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (chá) de sal
uvas passas (opcional)
Sementes de gergelim ou papoula
3 ovos
3 ½ xícaras (chá) de água morna
60 g de fermento biológico fresco
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de óleo
2 colheres (chá) de sal
uvas passas (opcional)
Sementes de gergelim ou papoula
MODO DE FAZER
- Dissolva o fermento numa pequena quantidade de água morna, juntando 1 colher (sopa) de açúcar e deixe fermentar por uns 10 minutos;
- Enquanto isso, misture todos os ingredientes, menos a farinha (pode ser na batedeira);
- Depois, acrescente o fermento e vá colocando a farinha aos poucos, misturando com as mãos, até formar a massa;
- Trabalhe a massa até alcançar uma consistência firme (15 a 20 minutos). Se ficar muito mole, acrescente um pouco de farinha; se estiver firme demais, adicione um pouco d‘água e trabalhe a massa por mais 5 minutos;
- Coloque a massa numa bacia grande, untada com óleo. Vire-a, de modo que sua parte de cima também seja untada;
- Deixe a bacia em local abrigado do vento e cubra. Deixe crescer até dobrar em tamanho (1 ou 2 horas);
- Depois que crescer, sove a massa para que não sobrem bolhas de ar;
- É nesse momento, antes de moldar os pães, que a tradição judaica manda que se retire um pedaço da massa (a Chalá ) de cerca de 30 g, para ser queimado separadamente recitando a bênção especial da separação da massa; Para saber mais sobre isso, clique aqui.
Moldagem
Para Shabat
Costuma-se fazer as duas chalot de Shabat de 12 pedaços de massa, recordando o milagre dos 12 pães do Templo Sagrado que permaneciam frescos durante a semana inteira até serem substituídos por novos. Ao longo dos anos, as mulheres judias inventaram muitos e diferentes tipos de desenhos e métodos para moldar e trançar a chalá, assim como vários meios de combinar os pedaços de massa de modo a totalizarem o número 12. O modo mais tradicional é trança de 6 pedaços, somando 12 com as duas chalot, conforme segue abaixo:
- Se quiser usar uvas passas, coloque algumas no meio da massa antes de moldar cada chalá.
- Separe duas porções grandes e cada uma delas, em seis. Prepare 6 rolos de massa iguais de aproximadamente 25 cm cada uma.
- Coloque-os um ao lado do outro e junte todas as pontas em cima.
- Empurre os 3 rolos da direita mais para a direita, e os 3 da esquerda mais para a esquerda, deixando um espaço no meio.
- Comece a trançar. Pegue o rolo de número 6 com a mão direita e o nº 1 com a mão esquerda. Cruze o nº 1 sobre o nº 6, levando o nº 6 bem para cima (do lado direito), ao mesmo tempo colocando o nº 1 no centro, ao lado do nº 3 (na seção do lado direito).
- Com a mão esquerda, pegue o nº 2 e com a direita o nº 6 (que está em cima). Leve o nº 2 por baixo do nº 6 e o coloque bem em cima (dessa vez, do lado esquerdo), trazendo simultaneamente o nº 6 para o centro, ao lado do nº 4 (na seção do lado esquerdo).
- Pegue o nº 5 com a mão direita e o nº 2 com a esquerda, passando o nº 5 por baixo do nº 2 e levando-o para cima (do lado direito). Coloque o nº 2 no centro, do lado do nº 1 (na seção direita).
- Pegue o nº 3 com a mão esquerda e o nº 5 com a direita, levando o nº 3 por baixo do nº 5. Coloque o nº 3 acima (do lado esquerdo) e traga o nº 5 para o centro, ao lado do nº 6 (para o grupo da esquerda).
- Coloque o nº 4 para cima (do lado direito) e traga o nº 3 para o centro ao lado do nº 2 (na seção direita).
- Leve o nº 1 para cima (do lado esquerdo) e coloque o nº 4 no centro ao lado do nº 5 (na seção do lado esquerdo).
- Leve o nº 6 para cima (do lado direito) e coloque o nº 1 no centro, ao lado do nº 3 (na seção da direita).
- Leve o nº 2 para cima (do lado esquerdo) e coloque o nº 6 no centro ao lado do nº 4 (na seção do lado esquerdo).
- Leve o nº 5 para cima (do lado direito) e coloque o nº 2 no centro, ao lado do nº 1 (na seção da direita).
- Continue até que os rolos tornem-se curtos demais para serem trabalhados. Junte todas as suas pontas - e sua chalá de seis tranças está completa!
Para Rosh Hashaná
- Divida a massa em 12 partes e molde chalot individuais redondas (conforme o costume de Rosh Hashaná). Se quiser usar uvas passas, coloque algumas no meio da massa antes de moldar cada chalá.
- Disponha cada chalá em forma separada, untada com óleo. Se usar tabuleiro grande, coloque várias chalot de cada vez, com bastante distância entre elas.
Assando a Chalá
- Deixe crescer novamente, por 20 minutos (não ultrapassando 30 minutos). Pincele com um ovo e salpique com gergelim ou papoula.
- Asse em forno pré-aquecido, por aproximadamente 40 minutos. Após 20 minutos, vire a assadeira para se assegurar que as chalot estão dourando uniformemente.
- Depois de esfriar, guarde-as num saquinho plástico bem fechado. Também se conservam no congelador por muito tempo.
0 comentários: