Introdução à Gastronomia do Nordeste, por Pedro Marques



De um lado, um litoral exuberante, repleto de maravilhas naturais e paisagens de tirar o fôlego. De outro, o agreste, a seca, o chão rachado e a fome. Essa é a região Nordeste do Brasil, uma terra de contrastes que acabam sendo refletidos na gastronomia e no dia-a-dia da alimentação de seus habitantes.

Em número de Estados, é a maior do país, com nove: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. Apesar da variedade, não é difícil identificar elementos comuns entre as diferentes culinárias.

Basicamente, aqueles que estão mais perto do litoral criaram pratos à base de peixes e frutos do mar - encontrados em abundância na região. Já o sertão se sustenta graças às carnes do boi e do bode e da farinha de mandioca, complemento de praticamente todos os habitantes da região.
Camarão na moranga é uma das especiarias nordestinas.

Nesse cenário, alguns Estados se destacam - caso da Bahia que recebeu uma grande influência dos escravos africanos e dos ingredientes que já eram conhecidos pelos imigrantes desde a África. O Maranhão, por sua vez, guarda o cuxá, pasta feita à base de vinagreira, camarões secos e gergelim torrado.

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/cozinha-brasileira-nordeste.htm

Postagens Relacionadas

Proxima
Primeira
Clique aqui para comentários

0 comentários: