Rapadura e compotas


Por Pedro Marques

Os engenhos de cana que dominaram o litoral nordestino por séculos são os responsáveis pelo doce mais típico da região: a rapadura.

O doce é feito de mel de engenho, que vem a ser o mosto da cana, moído, fervido e seco em um tabuleiro retangular, e tem formato de tijolo (foto).

Um engenho erguido em 1870, na cidade de Areia (PB), é conhecido hoje como o Museu da Rapadura e guarda peças usadas originalmente para fazer o doce. A cidade de Areia, aliás, é considerada Patrimônio Histórico do Brasil, por suas casas coloniais.





Caju e pitanga
iStockphoto
Caju (à esq.) e pitanga (à dir.), frutas que se transformam em doces
típicos do nordeste, como a passa de caju e a compota de pitanga

Além da rapadura, o Nordeste conta com doces feitos a partir de muitas frutas locais, em especial as compotas, feitas com o cupuaçu, o buriti, o cajá, a acerola, entre outros. O bolo de rolo -uma espécie de rocambole, porém com massa muito mais fina (e, para alguns, mais saborosa)- é outro doce que ultrapassou as fronteiras da região e hoje pode ser encontrado em mesas de outros Estados brasileiros.

Receitas típicas do Nordeste.

Bem, agora que você já sabe a origem da culinária dos Estados do Nordeste, é hora de experimentar as receitas que iremos apresentar em Gastronomia e Nutrição. Fique atento e bom apetite!

Fonte: http://lazer.hsw.uol.com.br/cozinha-brasileira-nordeste5.htm

Postagens Relacionadas

Proxima
Anterior
Clique aqui para comentários

0 comentários: