Bife niçoise: delicioso, elegante e simples de fazer,.


Tempo de preparo: 1h15
Rendimento: 6 a 8 porções
Ingredientes

1 peça de filé mignon com cerca de 2 kg
1 ou 2 colheres de sopa de óleo vegetal
Sal a gosto
8 batatas médias descascadas
Azeite de oliva extra-virgem
1/2 xícara de vagem ou feijão verde (cortados em pedaços de 2,5 cm no comprimento)
3 tomates maduros
Uma pitada de açúcar
Pimenta-do-reino moída na hora
1/4 de xícara de chá de azeitonas pretas sem caroço cortadas ao meio
1/4 de xícara de chá de folhas de manjericão

Modo de preparo:


1. Aqueça o forno a 230 graus. Coloque a carne em uma assadeira e esfregue-a com o óleo vegetal. Asse por 30 minutos e abaixe o fogo para 110 graus. Asse durante 30 a 50 minutos, a depender da espessura da carne. Enquanto isso, prepare os legumes.

2. Ferva água e adicione as batatas na panela. Cozinhe até ficarem macias, por cerca de 30 minutos. Escorra, deixe esfriar um pouco e corte em cubos. Coloque-as em uma tigela e misture com uma pequena quantidade de azeite. Tempere com sal a gosto e reserve.

3. Acrescente a vagem em outra panela com água fervendo. Cozinhe até que fiquem mais claras. Escorra, mergulhe imediatamente numa tigela com água fria e escorra novamente.

4. Ferva mais água e retire a panela do fogo. Adicione os tomates e deixe descansar por alguns minutos até a pele rachar. Retire os tomates com uma escumadeira. Deixe esfriar e corte-os ao meio, tirando as sementes. Corte a polpa em cubos e polvilhe com um pouco de sal e açúcar. Reserve.

5. Quando a carne estiver cozida a seu gosto, retire do forno e polvilhe com sal e pimenta. Deixe descansar por alguns minutos e então corte em fatias finas, reservando o caldo. Arrume a carne em uma travessa e regue com o caldo. Coloque a vagem e as batatas cortadas ao redor da carne. Acrescente os tomates sobre a carne e polvilhe com a azeitona. Espalhe as folhas de manjericão e sirva.

Dica da chef:
Se como entrada você servir uma sopa e terminar a refeição com um rico bolo musse de chocolate, terá criado um jantar que é uma celebração e sem trabalho excessivo.

Fonte: M de Mulher/Culinária
Foto: Andrew Scrivani/The New York Times

Postagens Relacionadas

Proxima
Anterior
Clique aqui para comentários

0 comentários: